Mortal Kombat já vendeu milhões, bilhões e conquistou um local de
destaque único e merecido na história do entretenimento. No entanto, por
trás de seu legado sujo de sangue, permanecem alguns fatos divertidos
que até mesmo alguns fãs não sabiam. Confira:
1 – Os criadores são fanáticos por música, algumas características sobre o game são inspirados nelas
O game foi primeiramente lançado para o arcade em 1992, em seguida para o
Mega Drive da SEGA (nos EUA chamado de Genesis). Para habilitar o
sangue no game era necessário que o jogador pressionasse os botões A, B e
C na sequência: “ABACABB”. Coincidentemente ou não, ABACABB também é o
nome de uma das músicas da banda Genesis de Phil Collins.
2 – Sonya Blade, Sindel e Sub-Zero foram “clonados” de pessoas famosas de verdade
O game foi criado em Chicago, EUA. Enquanto na época a maioria dos
personagens de jogos de luta eram apenas desenhos, os criadores
resolveram usar imagens parecidas com pessoas reais, então não apenas se
inspiraram em alguns atores conhecidos de lá de Chicago, como também
contaram com a ajuda deles coletando suas medidas para criar a versão
digital dos personagens. A Sonya Blade foi inspirada na modelo Kerry
Hoskins, Sindel inspirada na atriz Lia Montelongo e a faces de Sub-Zero
criada a partir da face do ator John Turk, respectivamente ordenados na
imagem acima.
3 – O golpe “The Flying Kick” de Liu Kang inspirou uma manobra famosa de patinadores profissionais
Na próxima vez que assistir a um X-Games repare bem em uma referência a
MK. No momento em que o patinador fizer uma manobra com os pés similar
ao golpe de Liu Kang. Em homenagem ao personagem, a manobra foi
apelidada de Liu Kang. É possível ver a manobra neste vídeo.
4 – Os “Animalities” foram criados graças a rumores de fãs em versões anteriores
Após o lançamento do Mortal Kombat 2, o game já colecionava centenas de
milhares de fãs pelo mundo afora. Na época, alguns mitos sobre o game
surgiram , como por exemplo um tipo de Fatality secreto que era muito
difícil de ser feito, chamado “Animality”, a habilidade de transformar
seu personagem em um animal ou criatura mística para destruir seu
oponente. O golpe na verdade não existia naquela versão do game, mas os
rumores eram tão fortes que os desenvolvedores ficaram sabendo e
gostaram da ideia, então resolveram embutir o tal “Animality” na versão
que estaria em desenvolvimento, o Mortal Kombat 3.
5 – Ermac surgiu a partir de um erro no software do game
O “estilo ninja” de alguns dos principais personagens, como Sub-Zero,
Scorpion e Kitana por exemplo, foi escolhido por uma simples razão:
economizar custos de produção, tempo e memória consumida do software.
Para economizarem ainda mais, eles criaram um ninja único da cor
vermelha, assim a cor seria substituída através de uma técnica chamada
“palette swap” por outras cores, como azul para o Sub-Zero e verde para o
Reptile. O problema é que depois de prolongadas horas de jogo, de vez
em quando um erro de software ocorria entre as partidas, fazendo com que
a cor do personagem voltasse para a cor vermelha original, e uma
mensagem de erro “Er Mac” (de “Error Macro”) era exibida na tela. Foi
uma questão de tempo até que rumores se espalhassem pelo mundo, dizendo
que o tal personagem vermelho era na verdade um personagem secreto, com
suas próprias características, chamado Ermac. O tempo passou e os
rumores chegaram aos criadores, que então decidiram embutir o “Ermac” no
game em 1995.
6 – O personagem Rain foi inspirado no Prince
O ninja roxo conhecido como Rain, que fez sua estreia em “Ultimate
Mortal Kombat 3″, é mais uma referência a um conteúdo de terceiros. O
personagem teria sido inspirado no cantor Prince, e baseado no sucesso
“Purple Rain” do cantor. Tanto é que além da cor e do nome coincidirem,
de acordo com a história do personagem, o Rain é também considerado um
“príncipe” em seu reino, Edenia.
7 – Brandon Lee de “O Corvo” era para ter sido Johnny Cage no filme do Mortal Kombat
O papel de Johnny Cage para o filme de Mortal Kombat havia sido
reservado para Brandon Lee, que assinou contrato para atuar no filme um
pouco antes da conclusão do clássico cult, “O Corvo”, de 1994. Lee
começaria a gravar Mortal Kombat imediatamente após O Corvo, no entanto,
um evento horrível ocorreu no set de gravação, Lee foi acidentalmente
baleado e perdeu a vida. Como resultado, Linden Ashby assumiu o papel de
Johnny Cage.
8 – Mortal Kombat era para ser o jogo oficial da franquia “O Grande Dragão Branco”
Quando o jogo que se tornaria Mortal Kombat começou a ser produzido, a
equipe de design lançou o projeto com a intenção de adquirir os direitos
da franquia “Bloodsport” (no Brasil “O Grande Dragão Branco”),
adaptando o popular filme da década de 80 para um arcade ultra-violento.
Alguns detalhes foram realmente inspirados no personagem de Jean-Claude
Van Damme no filme. Van Damme foi convidado pelos criadores de MK para
ajudar na fabricação do game, mas desistiu do projeto para tentar a
sorte em outro game que acabou nunca se materializando. Já no meio do
caminho, sem querer se desfazer de seu trabalho, Ed Boon (que foi e
continua a ser a mente criativa por trás da franquia MK até hoje)
insistiu no desenvolvimento do jogo junto com a Midway, mas com um novo
nome (Mortal Kombat), e o papel principal de Van Damme seria criado por
outro ator, resultando no personagem Johnny Cage. Aliás, se ainda não
havia percebido, as iniciais do personagem (JC) foi na verdade uma
referencia ao ator Jean-Claude.
9 – A Midway foi processada por um advogado devido a um mal entendido, mas venceu com “Flawless Victory”
Por incrível que pareça, o ataque jurídico mais infame contra Mortal
Kombat não foi contra os altos índices de teor de violência do game, mas
sim contra um mal-entendido proveniente de uma das funções do game. A
versão de 2006 do game, Mortal Kombat: Armageddon, experimentou um novo
recurso chamado “Kreate-a-Fighter”, onde aos jogadores podiam criar seu
próprio personagem, com peças personalizadas de armadura e roupas. Um
advogado famoso nos EUA por criticar jogos de videogame, Jack Thompson,
abriu um processo contra a Midway alegando possuir provas que a empresa
estaria utilizando sua imagem em Mortal Kombat sem autorização, mas o
personagem que ele alegou ser ele era na verdade uma criação de um jovem
jogador que o criou utilizando o recurso “Kreate-a-Fighter” do game. O
estapafúrdio fez com que Thompson processasse os desenvolvedores do
jogo, afirmando publicamente que “Mortal Kombat: Armageddon” continha
exploração comercial não autorizada da imagem, nome e fotografia, dele. A
ação nunca foi pra frente, é claro, e o produto permanece nas
prateleiras. Dois anos mais tarde, Thompson ainda perdeu alguns
privilégios em tribunais dos EUA por praticar a lei com declarações
falsas em juízo.
10 – MK definitivamente NÃO era o game mais violento na época em que foi lançado
A maioria das pessoas pensam que Mortal Kombat e DOOM foram o
responsáveis pela introdução da violência explícita em jogos de
videogame, abrindo caminho para os jogos violentos notórios como Grand
Theft Auto. A verdade é que a violência gráfica em jogos já existia bem
antes. Na verdade “violência” é um termo amplo, há diversos tipos de
violência no mundo, mas o primeiro a chegar à violência explícita
extrema era um jogo de tiro de 1986 chamado Chiller. Chiller oferecia
aos jogadores uma experiência de tiro em primeira pessoa onde vítimas
inocentes eram amarradas e metralhadas. O objetivo do game é simples: o
jogador deve torturar o máximo possível as pessoas sem que elas morram,
atirando de longe antes de chegar o final do tempo estabelecido.
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