sábado, 18 de maio de 2013

Especial Play Lines: Alan Wake

                                          

Alan Wake é um game de ação em 3° pessoa com elementos de survival horror e com forte narrativa, desenvolvido pela Remedy Entertainment e publicado pela Microsoft Estudios.Além do jogo em si, que é dividido em 6 episódios como as séries de TV, a história do jogo é continuada com mais dois episódios especiais, "The Signal" e "The Writer".


A trama gira em torno de Alan Wake, um escritor de Bestsellers de horror psicológico, tentando descobrir os misterios por trás do desaparecimento de sua esposa enquanto estavam de férias em uma cidade pequena chamada Bright Falls, em Washington, onde ele vivencia os eventos de seu último livro que ele não lembra de ter escrito.



Jogabilidade

O jogo acontece na pequena cidade fictícia de Bright Falls, Washington, mostrando várias partes diferentes da cidade, como a floresta, um parque e uma fazenda. O jogo apresenta um ciclo de dia e noite, porém, ele é controlado pelo jogo para criar suspense e drama em determinados momentos do jogo.

Durante o dia, o jogador podem interagir com os outros personagens não jogáveis para saber mais sobre a cidade de Bright Falls. Já a noite, o jogo passa a ter ação, que é onde a luz desempenha um papel importante na jogabilidade. Por exemplo, os inimigos "humanos" no jogo, chamado de "Os Taken", só podem ser atingidos ao eliminar a escuridão que os cobre com a luz da lanterna. A luz da lanterna pode ser forçada, para assim queimar a escuridão mais rapidamente, mas isso reduz a carga da bateria da lanterna. Portanto, além de ter que se preocupar em recarregar a arma de fogo quando a munição acaba, o jogador também tem que inserir baterias novas na lanterna, ou esperar ela se recarregar lentamente. Além do mais, os jogadores são encorajados a tomar vantagem sobre a luz do ambiente, e a usar outros fontes de luz como Pistolas sinalizadoras, Sinalizadores e Granadas de luz. A energia do personagem se regenera lentamente, mas se o jogador ficar debaixo de uma forte fonte de luz como postes ela se recupera rapidamente.


Curiosidades

O game demorou 5 anos para ser desenvolvido, houve dezenas de rumores de cancelamento e diversas prorrogações de finalização.

O Alan Wake era pra ser exclusivamente para Xbox 360, na primeira semana tinha vendido 100 mil cópias, enquanto a pirata ja tinha vendido quase 1 milhão. Vendo que não teria lucro nenhum com o game, a Remedy Entertainment decidiu descartar  essa exclusividade para o Xbox e disponibilizou o game para PC.

O tema da cinemática do jogo, são idênticos aos de uma série de televisão, isto é, a marcação de um capítulo final com créditos.

Antes de começar a vender o jogo, o produtor decidiu fazer uma série de vídeos que explicam um pouco o que vai acontecer.

No final do primeiro vídeo, Alan Wake atropela um cervo, enquanto que no jogo, atropelou um homem, criado por sua própria imaginação.

Os membros do restaurante é igualmente no jogo e nos vídeos, mas a forma como é o restaurante, está muito diferente da do jogo.

O game foi tão bem sucedido que lançou dois DLCs, totalmente alternativas à história original do jogo.

Foi atribuido a Alan Wake o primeiro lugar no "Top 10 Jogos de Videogame de 2010" da revista Times.

Cópias ilegais de “Alan Wake” para PC mostra o protagonista usando um tapa-olho de pirata, além de as dicas da tela de ‘loading’ serem substituídas pela inscrição: “Se você gostou do jogo, apoie a Remedy [fabricante do game] comprando-o”

A Sony não foi capaz de adquirir os direitos do jogo para lançar no PS3, porque a Remedy Entertainment(uma empresa de jogos) ofereceu um orçamento em que Sony disse que não "vale a pena pagar tanto".




Nenhum comentário:

Postar um comentário